quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Coração de índio



Entre os indígenas não há classes sociais como a do homem branco. Todos têm os mesmo direitos e recebem o mesmo tratamento. A terra, por exemplo, pertence a todos e quando um índio caça, costuma dividir com os habitantes de sua tribo. Apenas os instrumentos de trabalho(machado, arcos, flechas, arpões) são de propriedade individual. O trabalho na tribo é realizado por todos, porém possui uma divisão por sexo e idade. As mulheres são responsáveis pela comida, crianças, colheita e plantio. Já os homens da tribo ficam encarregados do trabalho mais pesado: caça, pesca, guerra e derrubada das árvores.


A educação indígena é bem interessante. Os pequenos índios, conhecidos como curumins, aprendem desde pequenos e de forma prática. Costumam observar o que os adultos fazem e vão treinando desde cedo. Quando o pai vai caçar, costuma levar o indiozinho junto para que este aprenda. Portanto a educação indígena é bem prática e vinculada a realidade da vida da tribo. Quando atinge os 14 anos, o jovem passa por um teste e uma cerimônia para ingressar na vida adulta.



Pavê de Bis

INGREDIENTES:
1 lata de leite condensado
1 litro de leite
4 colheres ( sopa ) de amido de milho
2 ovos separados
2 caixas de chocolate Bis picado
1 xícara de açúcar
1 lata de creme de leite


MODO DE PREPARO:

Misture o leite condensado, o leite, a maisena, as gemas e leve ao fogo, mexendo sempre, até engrossar.

Reserve.

Forre o fundo de uma forma refratária grande com metade do creme, faça uma camada com o chocolate picado e complete com o restante do creme.

Bata as claras em neve e vá acrescentando o açúcar, aos poucos, batendo sempre, até obter um suspiro firme.

Junte o creme de leite e mexa bem.

Coloque essa mistura por cima do creme e leve à geladeira até a hora de servir.

Um comentário:

LaraLarissa disse...

ai, anotei!
gosto pouco...


obrigada pela visita!
adoro ver as impressãoes dos leitores...!

beijo!